terça-feira, 18 de setembro de 2012

Vídeo aula 1 - As revoluções educacionais

A vídeo aula relata as revoluções ocorridas na educação, sendo que na primeira, a escola se destinava à aristocracia e o processo envolvia somente um professor e um aluno, situação ilustrada na pintura A jovem professora1, de Chardin.
Em seguida, observa-se que a segunda revolução foi um período no qual se estabeleceu a educação como responsabilidade do Estado e a relação professor – aluno deixou de ser individual, uma vez que nesse cenário do século XIX, configurou-se a sala de aula, um espaço de quatro paredes com a presença do professor e um grupo restrito de alunos. 
Isso porque somente homens da alta sociedade tinham acesso à escola, a qual além de ser excludente, era homogênea, não tinha espaço para as diferenças. Os alunos tinham o mesmo nível social, a mesma cor de pele. Além disso, o professor era o detentor do conhecimento e tinha o poder de excluir o aluno que não se adequasse aos padrões.
No início do século XX, ocorre a terceira revolução, cujo objetivo é a universalização da educação. Sendo assim, todos passaram a ter direito à educação, rumo à construção da sociedade do conhecimento, na qual ocorra a inclusão das diferenças.
A montagem acima constitui um alerta de que é necessário reinventar a escola do século XXI, pois estamos no auge das transformações e inovações sociais e tecnológicas. Nesse novo período, busca-se a acessibilidade, a qualidade e a equidade, o professor não é mais o único a transmitir conhecimento, uma vez que são inúmeras as fontes para obtê-lo. 
O futuro da educação já começou! É preciso que cada ser integrante desse processo faça a sua parte, a fim de se efetivar a educação universal e inclusiva, que é um direito de todo cidadão.


________________
1Imagem disponível em http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2008/05/25/pintura-jovem-professora-de-chardin-104378.asp







Nenhum comentário:

Postar um comentário